Em site de notícias li uma reportagem que estão prevendo simplificar um pouco o nosso idioma (isso além do novo acordo ortográfico que esta sendo implantado), para que assim as crianças não enfrentem dificuldades em sua aprendizagem. Então os alunos possuem dificuldades na aprendizagem da gramática e a proposta de solução do problema é a simplificação do idioma para facilitá-la? E o papel docente?
Vários fatores contribuirão para que o aluno obtenha uma aprendizagem significativa e eficiente. Ele precisa querer aprender e ter conhecimento da necessidade e importância da aprendizagem; A sua rotina: hora de sono e alimentação, precisam estar em ordem. E quem observará se todos esses fatores estão caminhando em consonância para contribuir à aprendizagem do aluno é o professor. É este também quem transmitirá motivação para ele.
É certo que o docente não fará tudo sozinho, há uma parceria entre ele e a família. Se o aluno dorme na sala de aula, conversará com os pais da criança para que ela tenha mais horas de sono e não durma na escola; se descobrir que o aluno não se alimenta bem, também conversará para que adapte hora de alimentação, pois com fome poderá perder o foco na sala de aula.
Ao disponibilizar um ambiente atrativo e que leve a criança a perceber a importância da aprendizagem das linguagens, esta será facilitada. E ao promover contato com leitura de vários gêneros, a criança conhecerá as linguagens e é isso que facilitará o uso da gramática e não sua simplificação como preveem.
Percebe-se assim que o professor tem papel fundamental na aprendizagem do idioma. Tanto como interpretador dos fatores que interferem nela, quanto para mediá-los e oferecer ambientes e atividades propícias para aprendizagem de seus alunos.
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